Como Empreender | LAAS

Qual é o estágio da sua iniciativa/startup?

 
 
 

Entenda Melhor

A LAAS tem por objetivo principal associar interesses e pessoas para tornar possível o desenvolvimento de novos negócios, sólidos e lucrativos.

Aliás, se você está interessado em empreender, suas intenções já se transformaram (ou devem se transformar) em conceitos de negócio, projetos e planos que merecem consideração e uma avaliação objetiva para que possam gerar os benefícios esperados através da constituição de uma empresa.

Recursos necessários para o estágio inicial de qualquer empreendimento em função dos riscos inerentes têm como premissa fundamental a probabilidade de retorno significativo sobre o aporte financeiro requerido. No caso de investidores-anjo, além da contribuição financeira, o investimento no novo negócio também ocorre através da disponibilidade de know-how, networking e aconselhamento. Esses últimos são aspectos vitais para ampliar a perspectiva de sucesso da iniciativa.

Nesse sentido, todas as etapas requeridas (desde a ideia até a operação do negócio) necessitam ser estruturadas para que a associação entre o seu entusiasmo empreendedor se compatibilize com o interesse de possíveis investidores-anjo. Para alimentar a crença no sucesso do seu projeto e encorajar investimento - tanto em dinheiro como em apoio em conhecimento e relacionamentos - os investidores-anjo demandam informações-chave que validem condições básicas para investir.

A análise do investidor-anjo para despertar interesse e transformá-lo em investimento, se baseia, resumidamente, em conhecer:

  • Detalhes do seu projeto especificamente voltados a determinar o potencial de atratividade da proposta-de-valor que representa (quais os problemas do cliente que serão resolvidos e quais os benefícios serão gerados para que alguém pague por eles);
  • Sua visão e alcance comercial (conhecimento de mercado, clientes e network para transformar produtos/serviços em benefícios e desejos e, estes, em faturamento);
  • O estágio de desenvolvimento do projeto;
  • Seu perfil como empreendedor (intenções, dedicação pessoal ao negócio e sua disponibilidade de investimento financeiro próprio);
  • Suas características de liderança (montagem de uma equipe e condução de pessoas a uma meta comum, a despeito das restrições e dificuldades);
  • Suas competências gerenciais (definição do que deve ser feito para conduzir o negócio no dia-a-dia e quais são os padrões de execução necessários);
  • Sua capacidade técnica (viabilização da produção e entrega dos produtos e serviços);
  • Seus conhecimentos em assuntos financeiros e administrativos (determinação de como ocorrerá a geração e aplicação dos recursos financeiros necessários ao crescimento do negócio, bem como quais serão os ativos necessários e como será o seu uso).

O conhecimento dessas condições estabelecerá o potencial de interesse imediato que seu projeto apresenta para um investidor-anjo qualificado. Esse conhecimento não é apenas baseado em fatos e números, e é normalmente desenvolvido através de imprescindível relacionamento pessoal, empatia e comunhão de interesses entre empreendedores e investidores.

Nosso papel é promover a aproximação estruturada do potencial de negócios com sua realização, baseando-nos em nosso know-how e experiência sobre todos os fatores que viabilizam as condições acima descritas.

Dessa forma, do ponto-de-vista do empreendedor, provemos a qualificação de iniciativas de novos negócios através de uma análise prévia das ideias/projetos e fornecemos apoio para suprir lacunas visíveis e limitantes para a atração de investidores. Na perspectiva do investidor-anjo, nos propomos a endereçar grande parte de suas indagações, por meio de metodologia própria destinada a avaliar o estágio de desenvolvimento e o potencial de transformação de projetos em negócios viáveis.

Tendo sido removidas as limitações essenciais, as iniciativas de negócios com potencial imediato de realização são encaminhadas a uma rede qualificada de investidores-anjo para avaliação final e decisão de investimento. Projetos considerados com potencial provável, ainda em estágio prematuro de gestação, poderão ser encaminhados para entidades associadas à LAAS dedicadas a estruturá-los e desenvolvê-los até um maior nível de maturidade e prontidão para investimento.

Cadastre-se e submeta seu projeto. O mesmo será sujeito a uma análise objetiva dentro de uma metodologia que leva em consideração todos os fatores requeridos para determinação do estágio de desenvolvimento, atratividade e potencial de viabilização. Como resultado, a LAAS irá lhe retornar com uma posição e recomendação sobre os passos seguintes sugeridos para viabilizar sua iniciativa.