Como fazer o valuation da sua empresa

Data: 28/02

Por: Marco De Biasi

valuation

É comumente dito que valuation de negócios é mais arte do que ciência. Se isso for verdade, então a prática de avaliar uma startup é como o trabalho de um artista. Apesar disso, os empreendedores precisam estabelecer um valor para suas startups para levantarem capital, e os investidores precisam estabelecer um valor a seus investimentos para que gerem liquidez.

1. Você é o que o mercado diz que você é. Se os investidores estão lhe dizendo que a sua startup vale $1 milhão, então é isso que ela vale. Você pode pensar que ela vale mais, mas se você não consegue levantar investimento para a sua startup por um valuation acima de $1 milhão, você precisa aceitar o valuation do mercado. Entretanto, isso nem sempre é verdade. Se você levanta capital de parentes e amigos ao invés de investidores profissionais, é possível que a sua empresa tenha sido supervalorizada ou subvalorizada (provavelmente, supervalorizada).

2. Mas você também pode dizer ao mercado o quanto você vale. Embora isso pareça contraditório ao ponto levantado acima, é possível dizer ao mercado como avaliar a sua empresa. Afinal, se os investidores pensam que a sua startup vale $1 milhão, é por causa de algo que você disse a eles. Por definição, startups não possuem um histórico de performance financeira no qual é possível basear um valuation. Portanto, cabe ao empreendedor desenvolver um processo para a avaliação da empresa baseado em comparáveis e projeções financeiras.

3. Compare. Procure e descubra quanto valem empresas similares em sua indústria e localização.

4. Use projeções financeiras: embora seja notoriamente difícil prever receitas em uma startup, você precisa fazer isso para determinar – e eventualmente para defender – o seu valuation.

5. Você realmente não vale nada até que seja lucrativo. Se você não é lucrativo, o seu negócio provavelmente não vale muito. Isto é, ele não tem tanta liquidez quanto teria se fosse lucrativo. Muitos negócios não conseguem ser vendidos, já que não há compradores suficientes para todos os vendedores. Quase todos os negócios não-lucrativos não conseguem ser vendidos pelo mesmo motivo.

Isso torna o valuation particularmente difícil para startups. Como novos negócios levam tempo para se tornarem lucrativos, o truque para avaliar startups é focar no futuro. Primeiro, determine quantos anos seu negócio irá levar até se tornar lucrativo. Um negócio com um longo caminho até a lucratividade usualmente valerá menos do que um que se torna lucrativo mais rapidamente. Em seguida, determine em quanto as empresas comparáveis foram avaliadas quando atingiram a lucratividade. Uma empresa com um valuation de $2 milhões quando lucrativa poderia valer uma fração disso no estágio inicial, de acordo com fatores como a probabilidade de sucesso, o horizonte de tempo para uma saída e a qualidade da equipe.

É fácil cair na emoção de avaliar uma empresa no maior valor possível e esquecer de que um dia você terá que cumprir as expectativas dos investidores. Também é tentador adaptar o seu modelo de negócio para maximizar o valuation. Tome cuidado ao supervalorizar a sua startup com premissas vulneráveis; isso só irá tornar a sua vida mais difícil – particularmente se os seus investidores possuem direitos de governança, como posições no conselho da empresa.

Empreendedores precisam usar a criatividade para determinar o valuation de suas startups. Se você quer que a sua startup seja uma obra-prima, você precisará usar o lado direito do seu cérebro tanto quanto o esquerdo para chegar no valuation.