Startups são opções diferenciadas de investimento em tempos de crise

Data: 11/04

http://www.abraseunegocio.com.br/2016/04/startups-sao-opcoes-diferenciadas-de-investimento-em-tempos-de-crise/

Especialista da Latin American Angels Society (LAAS), empresa que analisa startups para fomentar investimento-anjo, lista os benefícios de investir nesse mercado.

São Paulo, abril de 2016 – O mercado de startups está em constante crescimento. Isso acontece porque o ritmo da inovação é acelerado e algumas ideias têm a capacidade de revolucionar suas áreas de atuação, por isso, em tempos de crise, esse mercado é altamente atrativo para aplicações e uma ótima oportunidade para empreendedores.

Porém, como em qualquer aplicação, existem riscos para o investidor: potencial de retorno e como selecionar a melhor opção de empreendimento são fatores a serem avaliados. Para auxiliar neste processo, a Latin American Angels Society (LAAS) analisa e acompanha startups de diversas áreas, objetivando apresentá-las a investidores interessados e, com esse apadrinhamento, aumentar as chances o sucesso da nova empresa.  No mercado há dois anos, a instituição também indica projetos customizados (Taylor-made) de acordo com a familiaridade do investidor em segmentos específicos.

O sócio-diretor da LAAS, Renato Simon, destaca que, para minimizar o risco de investimento, é preciso buscar várias opções de startups. “Atualmente, existe uma gama enorme de empresas com soluções inovadoras com valores iniciais relativamente baixos (a partir de R$ 10 mil). Por isso, para aumentar as chances de sucesso, o investidor pode diversificar o portfolio e aplicar em mais de uma startup simultaneamente”, orienta.

Ao contratar o serviço de consultoria de uma empresa, o investidor também garante alguns benefícios, confira-os a seguir:

  • No estágio inicial do negócio, o investidor não se torna sócio diretamente da empresa, portanto, não corre risco legal e não coloca seu patrimônio pessoal em risco.
  • Como o investidor é capaz de atuar ativamente no desenvolvimento da empresa, é possível aplicar sua experiência e bagagem profissional para contribuir com o sucesso de novos empreendimentos, além de alcançar sua satisfação pessoal.
  • Investir em empresas selecionadas com alto potencial de retorno nos resultados da operação e/ou na venda futura da empresa.
  • Possibilidade de escolher setores da economia específicos de interesse para investir.
  • Ao avaliar a situação atual brasileira, é possível perceber que as empresas dos setores tradicionais, mais afetadas pelas crises, estão diminuindo a concentração de capitais (ações e debentures). As startups, por sua vez, estão na contramão da recessão e estão atingindo níveis recordes de valorização, como Uber, Airbnb, Facebook, Whatsapp, etc.
  • Participação no segmento de empresas inovadoras, tendência mundial de sucesso empresarial nos próximos anos.

Mercado de Startups e Investimentos Anjos

Diferentemente de empresas tradicionais, startups utilizam tecnologias diferenciadas e modelos de negócios disruptivos que possibilitam um crescimento acelerado: enquanto uma instituição comum pode avançar entre 10 e 20% ao ano, uma startup é capaz de alcançar um aumento de 200%.

O modelo de investimentos anjos, por sua vez, foi idealizado para apoiar o desenvolvimento de startups por meio de capital financeiro e intelectual. Além de orientações e recursos, os investidores-anjo também apoiam as empresas nascentes por meio de indicações de sua rede de relacionamento que impulsionam o negócio inicial. Em 2014, a modalidade alcançou um crescimento de 11% no Brasil registrando a marca de R$ 784 milhões em projetos com cerca de 7000 investidores-anjo.

Sobre a LAAS 

A LAAS é uma rede internacional, que atua nos campos do empreendedorismo e do capital anjo na América Latina. Seu objetivo é viabilizar novos  negócios com foco na aproximação e integração estrutural de investidores-anjo, empreendedores e demais elos do ecossistema do empreendedorismo, produzindo valor econômico tangível para todos os participantes. Mais informações em:
http://laasoc.com/ 

Informações à Imprensa

Core Comunicação
www.corecomunicacao.com.br
Alexandre Pereira – alexandre@corecomunicacao.com.br
(11) 4433-8367
Caíque Fernandes – caique@versatilcomunicacao.com.br
(11) 2832-5502